Gestão de Pessoas

Saúde Mental nas Empresas: O Ativo Invisível que Gera Alta Performance do MEI ao Conglomerado

3 de junho de 2025

WhatsApp
Email
Facebook
X
LinkedIn
Telegram

Líder, com a NR-1 atualizada e em vigor, desde o dia 26 de maio, último passado, passa pela fase educativa. Isso significa que  as empresas, que a SUA EMPRESA, precisa se mobilizar e esse processo começa com você empresário, empreendedor dono do negócio, expandindo e direcionando também para a área de SST: RH, DP, Jurídico, Gente&Gestão, lideranças.

Por que falar de saúde mental nas empresas é urgente?

Vivemos no tempo da velocidade produtiva, as Ias chegaram e evoluem numa progressão que nossa humanidade não tem condições e nem precisa acompanhar. Contudo, não podemos, nem devemos perder de vista que: produtividade é palavra de ordem, poucas empresas compreendem que o verdadeiro motor de resultados sustentáveis é silencioso: a saúde mental de seus líderes e colaboradores.

Seja no dia a dia solitário do Microempreendedor Individual (MEI) – também conhecido como EUpresa, seja nas complexas dinâmicas emocionais de um conglomerado multinacional, o fator humano segue sendo o ponto central de qualquer sucesso empresarial duradouro.

“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo,

os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.”

Esse pensamento do Educador Paulo Freire é o farol nesta fase de educativa de transformação dos ambientes tóxicos, obsoletos cuja ideia central era: ‘Manda quem pode, obedece quem tem juízo.’

Sim, querida Pessoa Líder que: empreende, faz a Gestão de Pessoas e que entende que seu sucesso depende de pessoas [colaboradores] saudáveis cuja liderança pessoal e profissional alicerça-se no “Estou aqui na posição de Liderança, para que Juntos alcançemos resultados.

A solidão do MEI e o preço de carregar tudo sozinho

Eu tenho clientes MEIs, que são multitarefas por necessidade, acumulando funções técnicas, administrativas e operacionais. Essa sobrecarga no início do empreendimento, somada à ausência de redes de apoio e suporte emocional, pode gerar exaustão, procrastinação, ansiedade e até depressão. Eu atuo nesse contexot, porque Saúde mental não é um “luxo corporativo”, é ferramenta de sobrevivência e crescimento para o pequeno empreendedor.

Grandes empresas, grandes pressões: o caos silencioso dos conglomerados

Vejo também, outros clientes: Conglomerados nacionais e multinacionais, como grupos que atuam com múltiplas unidades de negócio (TV, educação, fundações, imprensa), enfrentando outro dilema: a complexidade emocional em larga escala. A cobrança por resultados, os conflitos interdepartamentais, o excesso de burocracia e o afastamento entre líderes e liderados criando um ambiente propício ao adoecimento psicológico. Muitas vezes, [na maioria delas – sem ironia] com aparência de normalidade.

Saúde mental como estratégia de competitividade empresarial

Trabalho criando, orientando Programas estruturados personalizados de saúde mental nas empresas resultando em lucratividade mensurável, porque construímos:

  • Redução do turnover
  • Aquisição e manutenção de Talentos intergeracionais
  • Aumento da produtividade e engajamento
  • Melhoria no clima organizacional
  • Redução de afastamentos por burnout ou estresse
  • Fortalecimento da marca empregadora

Investir em saúde mental não é custo – é inteligência estratégica. Organizações que se destacam globalmente já entenderam isso. Exemplifico com os contextos:

Nacional:

  1. Ambev criou uma diretoria de Saúde Mental, programas de apoio aos colaboradores, grupo de apoio, chamado CAE [cuidado, autoconhecimento, respeito e escuta ativa, formado por funcionários capacitadas pelo Instituto Albert Einstein, ocupa-se com a formação de lideranças humanizadas, promoção da diversidade e inclusão como ações e temática vinculada à Saúde Mental.
  2. Magazine Luiza possui Seguro Saúde, produtos e serviços para cuidados com a saúde e bem estar físico [Gympass] e mental [incentivo à prática de exercícios e meditação, ações de inclusão social, tais como: treinamentos e adaptações para um ambiente de trabalho acessível.

Internacional:

  1. Maple Bear: A rede de educação bilíngue Maple Bear, com sedes em vários países, também implementou ações de bem-estar, incluindo parceria com uma startup de saúde mental.
  2. Unilever tem o “Lamplighter Program”, que visa melhorar a ssaúde, o bem-estar e o desempenho dos funcionários, focando em áreas como exercício, nutrição e resiliência mental, tem a duração de 6 a 12 meses, incluindo avaliações de saúde, consultoria personalizada e apoio individualizado para a mudança de hábitos de vida, após a avaliação inicial, são previstas visitas de acompanhamento para monitorar o progresso e incentivar a mudança de mentalidade e, portanto, de comportamento.  Ocupa-se do treinamento das lideranças para reconhecer sinais de sofrimento mental.

Atenção, Empresário: Cultura organizacional saudável não é tendência, é Plano estratégico que garante a sobrevivência

Empresas que querem atrair os melhores talentos, crescer com consistência e liderar com propósito precisam entender que cuidar da mente é parte da gestão do negócio. Ignorar isso é como pilotar um avião ignorando o combustível.

O papel da liderança na sustentação emocional dos negócios

Uma liderança emocionalmente equilibrada inspira, sustenta e transforma. É o líder, dono do negócio, quem dita o ritmo da saúde organizacional – e se ele possui uma mentalidade adoecida, toda a estrutura tende a ruir em curto / médio prazo.

O ativo invisível mais valioso do seu negócio

Saúde mental é intangível, mas seu impacto é profundamente mensurável. Não importa o tamanho da sua empresa: quem cuida de gente, cuida dos lucros. Quando meus clientes entendem essa premissa maior; a premissa menor: prevenir é melhor que remediar se estabelece e a conclusão é aumento da lucratividade.

Sabe por quê?

  1. Acabam os processos trabalhistas;
  2. Inexistem afastamentos do trabalho por doenças psicológicas;
  3. Clima organizacional torna-se saudável, portanto próspero e eficaz.

Eleve sua empresa com estratégias humanas e lucrativas

Quer aumentar a performance da sua empresa com inteligência emocional e gestão estratégica?
Como Advisor de Negócios, contruo estratégias inteligentes, personalizadas  e aplicáveis para seu negócio, fortalecendo a Mentalidade Evolutiva dos empresários, gestores, líderes e empreendedores para estruturarem seu negócio, sua liderança humanizada com equilíbrio, performance, lucratividade e propósito.

Agende uma conversa estratégica.
Lidere com propósito. Cresça com consciência de A a Z.
Juntos até o TOPO.

Mais sobre Gestão de Pessoas

Veja outras Publicações