Gestão de Inovação e Marketing

BlackFriday – Tudo pela metade do dobro?

3 de novembro de 2025

WhatsApp
Email
Facebook
X
LinkedIn
Telegram

A Black Friday traz uma série de oportunidade de compras para os consumidores e uma forma de as empresas fazerem uma “limpeza” em seus estoques. Eu mesmo comprei 4 ®Alexas, 1 por ano nesta época de benesses comerciais.

Mas é seguro mesmo? O preço vale a pena? Não é golpe?

Vamos aqui desmiuçar as questões acima passo a passo de A a Z.

Segurança

Primeiro: temos de lembrar que segurança depende muito mais de suas atitudes como comprador e usuário do que da tecnologia.

Para reduzir os riscos de ser passado para trás podemos seguir alguns passos:

  1. Troque sua senha, antes de começar qualquer novo acesso aos sites ou aplicativos de compras.
  2. Habilite o duplo fator de autenticação, por SMS, WhatsApp ou Email.
  3. Não clique em links de propagandas, acesse diretamente o site de páginas que você conhece de preferência das GRANDES lojas.

Segundo: não acredite que as coisas são mais baratas do que elas realmente são, por exemplo, se você está pesquisando uma TV que sempre custou R$ 2.000,00 jamais custará menos do que R$ 1.000,00, pois se fosse assim o concorrente compraria todas e revenderia e teria lucro.

Terceiro: escolha meio de pagamento seguro e que você consiga reverter, algumas empresas como mercado livre têm a opção do mercado pago, onde você só libera o pagamento, quando o produto chega em sua casa, outra opção é cartão de crédito e de preferência parcelado.

Nesta modalidade de pagamento, você pode entrar com pedido de contestação de pagamento e se por acaso você caiu em uma fraude, pode pedir o cancelamento das parcelas que ainda estão por vencer e cancelar o cartão para evitar riscos e pedir um outro.

Legal. Depois de fazer tudo isso, como sei se os valores valem a pena?

Compra por impulso é aquela que mais fazemos todos os dias, quando tomamos um cafezinho, às vezes nem estamos com vontade, mas o garçom oferece e alguém que está com você pede, você imediatamente pede um também.

Então, na BlackFriday as propagandas lhe pegam pelo impulso, quando você vê o comercial e lê aquela mensagem “Mais um vendido, só restam 4”, pelo impulso você compra, e como é promoção você esquece de comparar o preço.

Para saber, se o preço vale a pena mesmo, o processo mais recomendado é, pesquise o preço pelo menos 3 meses antes, para saber a média do preço do produto e assim poder comparar.

Se não teve tempo, determine um preço máximo que quer pagar pelo que vai comprar, abra vários sites concorrentes de compra e busque pelo mesmo produto, relembrando sempre sites de grandes corporações como Casas Bahia, Americanas, Amazon, Mercado Livre entre outros.

Agora vamos ver de A a Z como identificar se o link é verdadeiro ou falso.

Imagine que você clicou no link da empresa que supostamente é da Amazon e você não tem certeza se é. Siga o passo a passo:

  1. Vá até o google.com | Digite na caixa de busca Amazon, quando abrir o site confira o endereço na barrinha superior e compare com o link que você já clicou.
  2. Entre no site da Amazon que você acabou de pesquisar no google.com | Busque o produto que está mostrando no link que você clicou.
  3. Se o produto não foi encontrado, uffa! Você escapou de um golpe!!!!
  4. Se foi encontrado, então conclua sua compra pela pesquisa que fez.

Estas ações reduzem em 99% sua chance de sofrer fraude.

E as empresas o que estão fazendo para reduzir fraldes?

As empresas usam equipes enormes de profissionais da área de dados e de segurança da informação para tentativa de barrar as fraudes.

Em conversa informal com uma profissional de uma grande rede de varejo, informou que o comportamento dos números indica possíveis fraudes.

Ela também citou que assim como o cliente, as lojas também sofrem com problemas de fraudes e uma das mais comuns é o cliente comprar itens em contas que não são dele, compras com dados de clientes roubados. Outra forma citada foi os cancelamentos de compra em trânsito, o criminoso faz o pedido e quando sai para entregar ele cancela o pedido e não devolve a mercadoria adquirida.

Essas fraudes causam milhões em prejuízos e infelizmente pode ser repassado ao valor de vendas futuras.

Com isso, concluímos que aproveitar oportunidades de compras é sempre muito bem vindo, mas é necessário que tenhamos cuidados com nossas senhas e demais meios de login, não clicar em links desconhecidos, fazer um planejamento prévio do que se quer comprar, comparar preços e usar meios de pagamento que pode ser reversível. Não existe almoço grátis e se você achar que está levando vantagem sobre a compra de algum produto, cuidado, você está sendo enganado. Lamento dizer, mas é um fato.

Mais sobre Gestão de Inovação e Marketing

Veja outras Publicações