Gestão de Inovação e Marketing

A democratização da Inovação

4 de junho de 2025

WhatsApp
Email
Facebook
X
LinkedIn
Telegram

Líder, você sabia que é inovador?

Inovar é uma tarefa corriqueira no dia a dia do líder, a liderança é inovar todos os dias para tirar o melhor proveito possível da mesma equipe das mesmas ferramentas, mas de problemas diferentes.

Mas, o que é Inovação?

Há uma pequena confusão entre os termos: inovação e invenção.
Inventar é trazer algo do campo das ideias, achar, descobrir e – por fim – criar e construir algo.
Inovar é fazer algo novo a partir de algo que já existe, mudar, fazer novo, tornar novo, renovar.

Inovação na história.

No princípio das civilizações homem era nômade, vivia de caçar e coletar alimentos disponíveis na natureza. Muito tempo se passou e o desenvolvimento de pequenos grupos criou condições para se estabelecer e ficar em um lugar por um tempo maior. Neste momento começaram a surgir algumas formas de plantio e colheita o que culminou na agricultura há cerca de 12 mil anos.

Durante o desenvolvimento destas técnicas algumas ferramentas começaram a ser desenvolvidas para facilitar o plantio e a colheita. Cunhas, enxadas, pás, arados, irrigadores.

Essas ferramentas de perfuração, de movimentação da terra e irrigação foram desenvolvidas a partir de pedra e madeira uma vez que o domínio da siderurgia se daria apenas 9 mil anos depois.

Aproximadamente 2 mil anos após o domínio da agricultura, iniciou-se a pecuária.

Com o controle dos animais, o transporte de carga e viagens mais longas começaram a se tornar possíveis.

Além disso, os animais tornaram viável alguns trabalhos no campo em larga escala.

Até aquele momento, a irrigação era feita de alguma maneira individual, onde cada pessoa era responsável por regar um pedaço específico de terra.

O arado era feito com ferramentas muito parecidas com grandes rastelos tinha o mesmo princípio.

Já, com o domínio dos animais de grande porte e técnicas de agricultura, vieram as inovações. A junção de duas técnicas formou uma nova agricultura, essa em larga escala com utilização dos animais.

O arado, agora, era mais eficaz com grandes equipamentos de madeira amarrados a grandes animais, entravam na terra e a revolviam com mais força e profundidade por uma distância bem maior.

A irrigação sofreu um notável processo de inovação.

Ao criar uma espécie de grande armadura nos animais de grande porte conectando-os aos pares e carregando-os com grandes tinas de água que, por sua vez, estavam conectadas a canos de bambu furados, ou algo que se assemelhasse a isso, fazendo o papel de irrigadores.

Eis então uma das primeiras inovações que temos algum tipo de registro histórico.

Com o domínio da siderurgia, a mudança de arados de madeira para dentes em aço, os tubos metálicos para passagem de água sem perda, os grandes aquedutos.

E, na era da revolução industrial os motores que bombeavam a água e irrigavam longas distâncias.

Inovações contemporâneas

A transformação das coisas é a inovação, podemos inovar de A a Z, olhando para as nossas necessidades e por que não de nossos clientes ou, até mesmo, de um público que – ainda – não conhecemos.

Steve Jobs fundador da Apple e sua equipe, inovaram a telefonia de Alexander Graham Bell, pegando o a ideia primordial: falar com pessoas à distância e inovou a maneira como nos relacionamos com a comunicação nos dias de hoje.

O telefone que era a fios passou por diversos processo de inovação, até chegar em nossos tão queridos e necessários Smartphones.

Assim como os veículos que passaram de montarias em animais a naves aeroespaciais tudo o que usamos hoje, de uma simples camiseta até um remédio de alta complexidade há inovação.

O que nos faz inovar?

A necessidade de evoluir é inerente ao ser humano, desde sua forma de andar até o modo como nos relacionamos e comunicamos, está evoluindo rapidamente.

Essa evolução é o campo mais fértil que há para inovar.

Vejamos no campo da ecologia, nas décadas de 70, 80 e 90 as montadoras fabricavam carros com altíssimo consumo de combustível. A consciência de que o ser humano está de alguma forma alterando o meio ambiente, levou a indústria a se modernizar e inovar, criando motores cada vez mais conscientes que consomem cada vez menos combustível.

E, como última inovação temos os veículos elétricos [que se tem notícia] que pela necessidade de descarte de suas baterias, certamente gerarão uma inovação em descarte e reciclagem de baterias.

E como inovar?

Existem alguns passos importantes para isso:

  1. Identifique a necessidade;
  2. Encontre dentre as coisas que já possui ferramentas que resolvam partes da necessidade,
  3. Busque usá-las de maneiras diferentes (já pensou em usar o excel para organizar e enviar suas mensagens comerciais de whatsapp?)
  4. Documente os resultados desta inovação.
  5. Coloque isso em um processo estruturado.
  6. Repita e ensine seus pares.

“Inovar é caro, não é pra mim.”

Essa é a crença que destrói a inovação, antes mesmo dela nascer.

Inovar não tem custo na verdade, porque deve-se inovar com qualquer coisa que tiver a mão.

O brasileiro é um dos povos mais inovadores do mundo.

Somos o povo que mais é desejado como colaborador em empresas do exterior, pois não nos limitamos à barreira da dificuldade, inovamos, lideramos inovações.

Então líder, você pode inovar em seu negócio, observe o que está obsoleto em seu processo. Sabe aquilo que você fez como dava, porque precisava fazer? Chega uma hora que essa atividade precisa melhorar, organizar, inovar.

Dentro da sua necessidade específica, talvez sua inovação nunca se torne algo vendável, mas resolverá para seu negócio, para sua realidade, trará mais produtividade, controle e visão, pois é o que os líderes buscam.

Inovar é democrático, não importa o tamanho de seu caixa, mas sim da sua vontade, e se tiver uma equipe, estimule-os a inovar, você não se arrependerá. Até a próxima!

Mais sobre Gestão de Inovação e Marketing

Veja outras Publicações